244 720200

Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM LAS PALMAS – ILHAS CANÁRIAS

A professora Cristina Marques frequentou o curso “Live Canarian Experience with Spanish, Art and Culture in Gran Canaria”, que decorreu em Las Palmas, de 22 a 26 de agosto deste ano. Foi a primeira vez que o curso funcionou tendo a professora servido de cobaia nesta experiência pioneira. Os formadores adaptaram um pouco o curso às necessidades e interesses da professora, permitindo-lhe uma maior aproximação à História da ilha e da generalidade do arquipélago, dando-lhe, assim, a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos históricos, nomeadamente os centrados na época da expansão ibérica, com abordagem particular ao relevante papel do arquipélago nas viagens de Cristóvão Colombo. Também contactou com a cultura, arte e arquitetura canárias e ainda aprendeu sobre a biodiversidade e geologia da Gran Canaria. Num ambiente informal e quotidiano, desenvolveu um pouco o conhecimento da língua espanhola. Durante o curso conviveu com um modo de vida saudável através da alimentação/gastronomia e pesca seletiva/sustentável. Foi um tempo intenso e muito proveitoso, uma experiência muito enriquecedora a todos os níveis.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM FLORENÇA – ITÁLIA

Na semana de 25 a 30 de julho de 2022, a docente Ana Oliveira frequentou o curso “ The 4Cs: Creativity, Critical Thinking, Communication and Collaboration in Schools” em Florença, na Itália. Foi uma experiência interessante e enriquecedora, principalmente pela partilha de saberes e métodos com os professores de outros países. O ponto alto foi, sem dúvida, o encontro diário com as diferentes formas de Arte que fazem de Florença uma cidade tão especial.   


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM REYKJAVIK – ISLÂNDIA

O professor Heitor Simões frequentou o curso “Outdoor recreation, Fitness and Nature for a Healthy Lifestyle”  em Reykjavik, Islândia, que decorreu de 24 a 30 de Julho de 2022.

O Curso prometia uma abordagem distante da minha formação original que é a Engenharia Informática, mas uma temática muito centrada no Outdoor Education, que é um tema muito do meu agrado.

Assim foi muito construtivo toda a abordagem de , educação fora da sala de aula, nomeadamente as ferramentas de GPS, de Percursos digitais, Jogos de Rua …

A Islândia é um país lindíssimo  que aconselho a visitarem.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM DUBLIN – IRLANDA

No âmbito do Projeto Erasmus + – BEE: “Becoming Empowered Europeans”, as docentes Cláudia Lisboa e Elsa Mateus participaram na Formação “21st Century skills: student centered classroom” em Dublin, na República da Irlanda.

Esta experiência foi muito enriquecedora, não só pelo trabalho desenvolvido em sede de “aula”, mas também pela partilha de práticas e de experiências entre as
formandas/ professoras de diferentes países, como Latvia, República Checa, Itália e Espanha.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM ALICANTE – ESPANHA

A professoroa Suzana Marques frequentou o curso “Mindfulness and Meditation: Outdoor and Relaxing Education” em Alicante, Espanha, que decorreu de 10 a 17 de Julho de 2022.

Durante a formação foram praticadas muitas atividades, meditações guiadas e atividades “out door” que nos permitiram relaxar adquirindo conhecimentos a utilizar com os nossos alunos e conhecer melhor a cultura/comunidade local em conjunto. O grupo, de diferentes países mostrou-se coeso e a partilha de práticas educativas foi um pretexto para maior união e reflexão.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM CRETA – GRÉCIA

O professoro Heitor Simões frequentou o curso “Robotics in Steam Education” , que decorreu em Las Creta – Grécia, de 04 a 10 de Julho de 2022.

O curso foi muito importante pelas aprendizagens adquiridas nomeadamente na Robótica e na Impressão 3D. O espirito de equipa e a parte de partilha de experiências entre formandos foi deveras interessante. Por fim não existia Erasmus+ sem os conhecimentos Históricos da região, nomeadamente Knossos e o Museu Arqueológico de Heraklion.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM BONNEVOIE – LUXEMBURGO

JOB SHADOWING

Os professores Catarina Carreira, Orlando Pereira, Sandra Gomes e Tânia Febra participaram na mobilidade do programa “ERASMUS+ KA1 – “BEE: BECOMING EMPOWERED EUROPEANS”, na modalidade de Jobshadowing que decorreu de 27 de junho a 1 de julho no Luxemburgo.

Esta mobilidade teve como principal objetivo alargar o nosso conhecimento relativamente às práticas educativas de outros países da UE ao nível da inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem e no que concerne ao ensino da língua estrangeira.

A escola anfitriã, Lycée technique de Bonnevoie, proporcionou-nos várias oportunidades a este nível, quer em contexto de sala de aula, quer ao nível dos serviços sociais, técnicos e psicológicos que acompanham a realidade educativa luxemburguesa. Foi, sem dúvida, uma experiência muito rica em partilha de práticas e ideias, onde foi possível interagir diariamente com os diferentes elementos da comunidade educativa, dos quais destacamos os alunos. Saímos desta mobilidade mais ricos e conscientes de que em Portugal também se ensina muito bem!


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM CHANTILLY – FRANÇA

Curso : La Culture sous toutes les coutures

As assistentes operacionais Lina Rodrigues e Esmeralda Caldas frequentaram o curso “La Culture sous toutes les coutures” que decorreu em Chantilly, de 24 a 29 abril deste ano. A entidade formadora foi o L.E.A.R.N. Institute. O curso prometia a abordagem de vários tipos de cultura, assim como a sua importância no ensino escolar. Aprendemos novas técnicas para trabalhar o tema da cultura na nossa biblioteca escolar. Fizemos duas visitas culturais, tal como o programa previa, e foram muito interessantes. A turma, composta por professores portugueses, italianos e espanhóis, era muito divertida e unida. O formador era muito prestável. Foi também interessante conhecer Chantilly, nomeadamente o castelo, os seus jardins e o castelo dos cavalos.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM OSLO – NORUEGA

Curso : 21st Innovation Center for Teachers: Educational Skills, Student-Centered, Project-Based and Blended Learning, Cyberbullying Prevention

As professoras Bernardete Francisco e Cláudia Mota frequentaram o curso “21st Innovation Center for Teachers: Educational Skills, Student-Centered, Project-Based and Blended Learning, Cyberbullying Prevention”, que decorreu em Oslo, de 04 a 10 de abril deste ano. A entidade formadora foi a NGO “Motivated Learning for everyone”, from Bulgaria. O curso prometia a abordagem a diversas ferramentas digitais inovadoras, pretendendo tocar ainda outros aspetos educativos de interesse, mas ficou aquém das expetativas das professoras. A turma de formação, composta, por exemplo, por professores gregos, romenos, portugueses e espanhóis era divertida e coesa. Foi também interessante descobrir a cidade de Oslo, nomeadamente a monumental ópera e a sua biblioteca municipal, de enormes dimensões e que representou uma oferta de cultura recente da autarquia aos habitantes da cidade.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM HELSÍNQUIA

Curso : We are all special

As professoras Arminda Lopes e Isabel Rodrigues, da EB1 Milagres deslocaram-se a Helsínquia, na Finlândia, de 4 a 9 de abril, para participar no curso “We are all special”: Inclusion and support for students with special needs in and out of the classroom.

Este curso permitiu-lhes contactar com uma série de atividades práticas para evitar o isolamento e comportamentos disruptivos de alguns alunos, considerando a interação e o apoio dos pares, elementos fundamentais para construir habilidades sociais, autoconfiança, lidar com o stresse e o desamparo que alguns alunos sentem perante as suas dificuldades.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM FLORENÇA

Curso : The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre-School Education

Os Educadores de Infância Maria João Gil e Paulo Dias a exercer funções no Jardim de Infância de Colmeias, frequentaram o curso “The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre-School Education”, no âmbito do Projeto Erasmus+KA1.

O curso decorreu de 11 a 16 de abril, em Florença. Os Educadores consideraram a experiência muito positiva e relevante para a sua formação e reflexão sobre as práticas educacionais.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS NA GRÉCIA

Curso : Managing a Diverse Classroom: Facing Upcomming Challenges

Os professores Leta Marto, Elisete Sousa e Helder Santos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Colmeias rumaram até Atenas na Grécia onde participaram, de 11 a 16 de abril de 2022 no curso de Erasmus “Managing a Diverse Classroom: Facing Upcomming Challenges”. Um curso desenhado para professores que trabalham em salas de aula com alunos muito diversificados (migrantes, emigrantes, educação especial, dificuldades de aprendizagem…). É um curso útil para os professores que querem aprender a gerir eficazmente a diversidade nas suas aulas, incentivando a participação e a aprendizagem de todos os alunos com os mais recentes métodos de ensino inclusivos. Um curso que trabalha para a equidade das nossas crianças.

Foi uma semana intensa de muita aprendizagem, reflexão, partilha de experiências e práticas pedagógicas.

Uma aventura extremamente enriquecedora a repetir com certeza.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM CRACÓVIA

Curso : TEACHING DIFFICULT TOPICS – EDUCATION AFTER AUSCHWITZ

   

As professoras Bernardete Francisco e Cláudia Mota participaram num curso estruturado, de 13 a 19 de setembro de 2021, onde foram abordadas temáticas relacionadas com a 2ª Guerra Mundial, nomeadamente as alterações geográficas que suscitou e as mudanças políticas que se verificaram. Deu-se especial enfoque à questão do Holocausto, sobretudo em Auschwitz-Birkenau, bem como a todas as implicações sentidas na Polónia ocupada. Foram ainda abordadas estratégias de como ensinar esta temática. 


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

Agrupamento de Escolas de Colmeias em Reiquiavique

Curso: Project-Based Learning

Em julho de 2021 as professoras Ana Couto e Sónia Santos frequentaram um curso onde foram abordadas diferentes estratégias para o ensino baseado em projetos.