244 720200

Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM BONNEVOIE – LUXEMBURGO

JOB SHADOWING


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM CHANTILLY – FRANÇA

Curso : La Culture sous toutes les coutures

As assistentes operacionais Lina Rodrigues e Esmeralda Caldas frequentaram o curso “La Culture sous toutes les coutures” que decorreu em Chantilly, de 24 a 29 abril deste ano. A entidade formadora foi o L.E.A.R.N. Institute. O curso prometia a abordagem de vários tipos de cultura, assim como a sua importância no ensino escolar. Aprendemos novas técnicas para trabalhar o tema da cultura na nossa biblioteca escolar. Fizemos duas visitas culturais, tal como o programa previa, e foram muito interessantes. A turma, composta por professores portugueses, italianos e espanhóis, era muito divertida e unida. O formador era muito prestável. Foi também interessante conhecer Chantilly, nomeadamente o castelo, os seus jardins e o castelo dos cavalos.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM OSLO – NORUEGA

Curso : 21st Innovation Center for Teachers: Educational Skills, Student-Centered, Project-Based and Blended Learning, Cyberbullying Prevention

As professoras Bernardete Francisco e Cláudia Mota frequentaram o curso “21st Innovation Center for Teachers: Educational Skills, Student-Centered, Project-Based and Blended Learning, Cyberbullying Prevention”, que decorreu em Oslo, de 04 a 10 de abril deste ano. A entidade formadora foi a NGO “Motivated Learning for everyone”, from Bulgaria. O curso prometia a abordagem a diversas ferramentas digitais inovadoras, pretendendo tocar ainda outros aspetos educativos de interesse, mas ficou aquém das expetativas das professoras. A turma de formação, composta, por exemplo, por professores gregos, romenos, portugueses e espanhóis era divertida e coesa. Foi também interessante descobrir a cidade de Oslo, nomeadamente a monumental ópera e a sua biblioteca municipal, de enormes dimensões e que representou uma oferta de cultura recente da autarquia aos habitantes da cidade.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM HELSÍNQUIA

Curso : We are all special

As professoras Arminda Lopes e Isabel Rodrigues, da EB1 Milagres deslocaram-se a Helsínquia, na Finlândia, de 4 a 9 de abril, para participar no curso “We are all special”: Inclusion and support for students with special needs in and out of the classroom.

Este curso permitiu-lhes contactar com uma série de atividades práticas para evitar o isolamento e comportamentos disruptivos de alguns alunos, considerando a interação e o apoio dos pares, elementos fundamentais para construir habilidades sociais, autoconfiança, lidar com o stresse e o desamparo que alguns alunos sentem perante as suas dificuldades.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM FLORENÇA

Curso : The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre-School Education

Os Educadores de Infância Maria João Gil e Paulo Dias a exercer funções no Jardim de Infância de Colmeias, frequentaram o curso “The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre-School Education”, no âmbito do Projeto Erasmus+KA1.

O curso decorreu de 11 a 16 de abril, em Florença. Os Educadores consideraram a experiência muito positiva e relevante para a sua formação e reflexão sobre as práticas educacionais.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS NA GRÉCIA

Curso : Managing a Diverse Classroom: Facing Upcomming Challenges

Os professores Leta Marto, Elisete Sousa e Helder Santos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Colmeias rumaram até Atenas na Grécia onde participaram, de 11 a 16 de abril de 2022 no curso de Erasmus “Managing a Diverse Classroom: Facing Upcomming Challenges”. Um curso desenhado para professores que trabalham em salas de aula com alunos muito diversificados (migrantes, emigrantes, educação especial, dificuldades de aprendizagem…). É um curso útil para os professores que querem aprender a gerir eficazmente a diversidade nas suas aulas, incentivando a participação e a aprendizagem de todos os alunos com os mais recentes métodos de ensino inclusivos. Um curso que trabalha para a equidade das nossas crianças.

Foi uma semana intensa de muita aprendizagem, reflexão, partilha de experiências e práticas pedagógicas.

Uma aventura extremamente enriquecedora a repetir com certeza.


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS EM CRACÓVIA

Curso : TEACHING DIFFICULT TOPICS – EDUCATION AFTER AUSCHWITZ

   

As professoras Bernardete Francisco e Cláudia Mota participaram num curso estruturado, de 13 a 19 de setembro de 2021, onde foram abordadas temáticas relacionadas com a 2ª Guerra Mundial, nomeadamente as alterações geográficas que suscitou e as mudanças políticas que se verificaram. Deu-se especial enfoque à questão do Holocausto, sobretudo em Auschwitz-Birkenau, bem como a todas as implicações sentidas na Polónia ocupada. Foram ainda abordadas estratégias de como ensinar esta temática. 


Erasmus+ KA1 – “BEE: Becoming Empowered Europeans”

Agrupamento de Escolas de Colmeias em Reiquiavique

Curso: Project-Based Learning

Em julho de 2021 as professoras Ana Couto e Sónia Santos frequentaram um curso onde foram abordadas diferentes estratégias para o ensino baseado em projetos.