244 720200

Category: Biblioteca_Escolar

Feira do Livro com a Arquivo, para que não te faltem opções de leitura.

Convida-se toda a comunidade educativa a visitar a Feira do Livro, de 25 de fevereiro a 01 de março, na biblioteca da EBI de Colmeias. De segunda a quinta, a feira encontra-se aberta das 09:00 às 16:30, mas na sexta, dia 01 de março, a feira encontra-se aberta apenas de manhã (até às 11:20). A Feira abre especialmente na quarta-feira, dia 27 fevereiro, na hora de almoço (das 13:00 às 14:45), para que os pais/EEs a possam visitar. Opções de Leitura não vão faltar.

Quando a escritora vem à escola.

No dia 1 de fevereiro decorreu o encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos, na biblioteca da EBI Colmeias. Participaram os alunos do 5.ano, bem como alguns encarregados de educação. Obrigada por terem vindo! Um agradecimento também à livraria Arquivo pelo apoio!

O pior contador de histórias entre nós!

Intitula-se deste modo o contador Rodolfo Castro, que, na terça-feira, dia 26 de fevereiro, realizou duas sessões de narração de histórias para alunos de 2º e º ciclos. Foi uma oportunidade especial de viver as histórias através da narração oral, tendo esta iniciativa sido organizada pela equipa aLer+ Plurilingue.

As nossas Bibliotecas

Biblioteca da EBI Colmeias:

Horário de funcionamento:

8:45h – 17:15h

Queres conhecer o espaço mais fantástico da EBI Colmeias? Basta dirigires-te à biblioteca, onde a informação se transforma em conhecimento e podes mergulhar num sem número de livros, DVDs, CDs e jogos de tabuleiro. Lá trabalha uma equipa multifacetada e empenhada em tornar este espaço acolhedor, com novidades regulares e passatempos aliciantes. Organizando o trabalho em torno de temáticas mensais, há sempre um livro e um filme novo para descobrires, para já não falar dos momentos especiais, como a Semana da Leitura, a visita de escritores ou a Feira do Livro, em que a biblioteca fervilha de uma agitação renovada. Disponíveis estão também iPads, jornais e revistas, que podes ler num dos sofás bem confortáveis… a somar ao Cantinho da Fantasia, um espaço especialmente destinado aos mais pequenos. Também os alunos têm oportunidade de aqui trabalhar como voluntários – são os chamados “monitores da biblioteca”.

Esta biblioteca encontra-se integrada na Rede de Bibliotecas Escolares e foi merecedora da mais alta distinção da RBE, o prémio “Ideias com Mérito”, em 2013, com o projeto “‘Barras’ no currículo”. Em curso desde o primeiro ano de implementação ao nível nacional, em 2008, está também o projeto aLer+, atualmente subordinado ao tema “aLer+ Plurilingue”.

Ainda tens dúvidas que é aqui que fica o coração da escola? Vem comprovar e acompanha-nos também online, em:

blog das bibliotecas: http://becrecolmeias.blogspot.com

página do facebook das bibliotecas: https://www.facebook.com/bibliotecasescolarescolmeias

projeto “Inglês com TICs, retoques e com a BE”, em https://www.facebook.com/groups/1777653969143761/Ah, e caso não me conheças, eu sou a mascote da biblioteca e o meu nome é Bé.

Biblioteca do Centro Escolar da Bidoeira de Cima:

Como não há uma sem duas, também o Centro Escolar da Bidoeira de Cima tem uma biblioteca, por sinal renovada. Computadores novos, livros diferentes, jogos de tabuleiro, DVDs, CDs e um espaço mais convidativo é o que esta tem para oferecer a todas as crianças do Pré-escolar e 1º ciclo desta escola, intervencionada em 2017/2018. Aqui partilham-se muitas histórias, brinca-se com as palavras e requisitam-se livros para casa, de modo a que a magia da Leitura não se limite aos muros da escola.

Tal como a biblioteca da escola-sede, também esta se encontra integrada na Rede de Bibliotecas Escolares. Viu igualmente aprovada a sua candidatura ao projeto nacional “Ideias com Mérito”, da Rede de Bibliotecas Escolares, em 2016, com o projeto “Inglês com TICs e (re)toques na Biblioteca do 1º ciclo”.
Queres saber mais? O melhor é vires fazer uma visita!