Skip to main content
244 720200

Category: Uncategorized

Dia Europeu do Desporto Escolar

Dia Europeu do Desporto Escolar

 
No dia 26, celebrou-se o Dia Europeu do Desporto Escolar de forma ativa e muito participada.
As turmas do 6.ºB e 9.ºB realizaram uma caminhada pelo pinhal que envolve a escola, terminando com uma sessão de alongamentos.
 
As turmas do 9.ºA e 9.ºC, na disciplina de Express’arte, aceitaram um desafio diferente: formar com o corpo as iniciais “DE”, num exercício de criatividade e espírito de grupo.
 
Foi uma manhã cheia de energia, convívio e boa disposição. O Desporto Escolar continua a ser um espaço privilegiado para promover a saúde, o bem-estar e os valores do trabalho em equipa.
 
#desportoescolar
#BeActive
 

DAC “O Mar”

DAC “O MAR” – 8.º C

No âmbito do DAC “O mar”, que envolveu as disciplinas de História, Educação Física, Físico-Química, Ciências Naturais e Francês, a turma do 8.º C teve a oportunidade de participar numa visita de estudo à Figueira da Foz, no passado dia 26 de março.

Durante a manhã os alunos desfrutaram de uma aula de Surf e/ou Bodybord na praia do Cabedelo, que fez as delícias de todos, e da parte da tarde conheceram o Eco-museu do Sal na Salina Municipal do Corredor da Cobra, onde muito aprenderam e consolidaram conhecimentos já lecionados em aula.

Foi uma experiência a todos os níveis entusiasmante e gratificante para todos os envolvidos.

AUTISMO: CONHECER PARA RESPEITAR

Caminhada do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Hoje, 2 de abril, pelas 10h30, o Agrupamento de Escolas de Colmeias promoveu uma caminhada para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, com o mote “Autismo – Conhecer para Respeitar” que reforça a importância do conhecimento como ferramenta para combater preconceitos e construir uma sociedade mais inclusiva.

Esta é uma data essencial para promover a informação, inclusão e respeito pelas pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Mais do que um momento de reflexão, este dia é um convite à compreensão das características e desafios enfrentados por quem vive com Autismo.

Quando compreendemos o autismo, passamos a valorizar as diferenças e a criar espaços onde todos possam ser respeitados e incluídos.

Esta iniciativa contou com a participação dos Jardins de Infância e escolas do 1.º CEB de Colmeias e Agodim, bem como de alguns Encarregados de Educação, familiares e amigos.

Além de sensibilizarmos a comunidade educativa para esta causa, também cuidamos do meio ambiente e do bem-estar-físico e emocional! Durante a caminhada, praticámos plogging, recolhendo lixo pelo caminho e contribuindo para um mundo mais limpo e inclusivo.

Agradecemos o apoio da Direção, a todos os participantes da caminhada, às colaboradoras da Junta de Freguesia de Colmeias e Memória e às empresas Tecnovite e Leiriperfil. Todos contribuíram para o sucesso desta iniciativa!Agradecemos também a todos os JI e escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento que, devido à distância da escola sede e por questões logísticas, não puderam participar nesta caminhada, mas fizeram a sensibilização para esta causa das mais variadas formas. 

 

Não esqueçamos: conhecer é o primeiro passo para respeitar!

CONVITE

“AUTISMO: CONHECER PARA RESPEITAR.”

Caminhada de Sensibilização para o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo – 2 de abril

No próximo dia 2 de abril assinala-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007.  A fim de sensibilizar a comunidade educativa, o nosso Agrupamento de escolas irá realizar, no dia 2 de abril (quarta-feira) uma caminhada pelas Colmeias, que contará não só com a participação dos alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos da escola sede de agrupamento, mas também com os Encarregados de Educação e elementos da comunidade.

Assim, convidamo-lo (a) a participar nesta caminhada, no dia 2 de abril pelas 10h15. O ponto de encontro será na escola sede de agrupamento. Se possível venha vestido com uma T-Shirt azul (cor do Autismo) e traga consigo familiares ou amigos.

Contamos com a sua presença! Abrace esta causa!

Com o apoio de:


Dia Mundial da Árvore e da Poesia – 21 de março

Para celebrar o Dia Mundial da Árvore e da Poesia, na aula de Express’arte, os alunos das turmas do 8ºB e 8ºA foram desafiados a contruir uma poesia. Um aluno dizia uma frase, outro dava continuidade e assim sucessivamente, até ao resultado final, em apenas 10 minutos.

Poetas ou não, mais ou menos criativos, foi bastante interessante e surpreendeu, sobretudo os próprios alunos, que perceberam que a criatividade não tem limites e todos nós temos um pouco de poetas dentro de nós!

#diamundialdaarvore

#diamundial da poesia

 

8ºB

Neste dia da poesia

Uma flor no céu nasceu

Eu ofereci à minha tia

Uma linda flor que florescia

Quando olhava para ela, sempre sorria

E aos poucos me destruía

Do amor que ela tinha

E dos espinhos que espetavam o meu peito

Parecia que estava tudo perfeito

Mas de repente tudo mudou

Uma flor desabrochou

E o amor nunca mais acabou!

 

8ºA

Não sei o que dizer

Mas estou a pensar

Neste dia da árvore

A natureza vou abraçar

As flores vou cheirar

As árvores vou preservar

Dos animais vou cuidar

Os frutos vou colher

Os vegetais comer

E do mundo eu vou amar!

Dia da Matemática na Escola: Exposição de Trabalhos dos Alunos

Dia da Matemática na Escola: Exposição de Trabalhos dos Alunos

 
Na passada sexta-feira, dia 14 de março, a EBI Colmeias celebrou o “Dia da Matemática” com uma exposição de trabalhos, no átrio escolar. 
 
A exposição teve como intuito divulgar à comunidade educativa os trabalhos práticos e de pesquisa, elaborados pelos alunos do 2.º e 3.º ciclo, no âmbito das aprendizagens essenciais da disciplina de matemática: 
– 5.º ano: trabalhos de pesquisa sobre “Famosos Matemáticos”;
– 6.º e 7.º anos: trabalhos práticos (maquetas) sobre o Pi;
– 8.º ano: trabalhos práticos sobre “Isometrias”, “Matemática e a Arte” e “Matemática na Rua”;
– 9.º ano: trabalhos práticos sobre “O caracol de Pitágoras” e sobre o Pi.
 
A atividade teve como objetivo estimular a criatividade dos alunos, bem como o interesse e a curiosidade dos mesmos pela disciplina. 
 
Para além disso, nesse dia, nas aulas de Matemática os alunos realizaram jogos de calculo mental e de raciocínio matemático, a fim de assinalar a data. 
 
Os alunos participaram de forma ativa, demonstrando empenho e interesse na elaboração dos trabalhos. A atividade foi muito bem acolhida pela comunidade educativa.
 

Sobre o CCVnE

Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências. Resultam de parcerias sólidas que fomentam a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade.

O Agrupamento de Escolas de Colmeias integra, desde 9 de fevereiro de 2022, a rede de Clube Ciência Viva na Escola e conta com o apoiado do programa «Impulso Jovens STEAM»|Plano de Recuperação e Resiliência.

Equipa: do CCVnE

Susana Ferreira
Paula Gonçalves
Heitor Simões
Mónica Agrela
Raquel Ferreira

 

AUTISMO – CONHECER PARA RESPEITAR

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Perturbações do Espetro Autista (PEA). Consiste num distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restritivo e repetitivo. Afeta o processamento das informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e as sinapses se organizam.

Segundo a ONU, acredita-se que existam mais de 70 milhões de pessoas com Autismo. Afeta cerca de uma em cada cento e cinquenta crianças. É uma condição permanente, ou seja, não tem cura. A incidência é maior nos rapazes, tendo uma relação de quatro rapazes para cada rapariga.

O Autismo altera a forma como uma criança vê e experiência o mundo. Os sintomas apresentados são diversos: dificuldade na aprendizagem, fala, expressar ideias e sentimentos, relacionamentos, estabelecer contacto visual, a existência de padrões repetitivos e movimentos estereotipados como ficar muito tempo sentado a balançar o corpo, comportamentos agressivos, ou o interesse por algo específico. As pessoas com autismo também podem apresentar um aumento de sensibilidade sensorial, podendo ocorrer em um ou em mais sentidos (visão, tato, audição, paladar e olfato). As crianças com Autismo têm sintomas diferentes o que torna difícil diagnosticar a doença.

Catarina Carreira

Professora de Educação Especial